Revista Novo Perfil Curiosidades

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014


Apenas uma em cada 10.000 pessoas têm um ouvido absoluto, ou seja, a capacidade de ouvir um tom e dizer que nota é. Esta habilidade incomum é adquirida no início da vida, geralmente aprendida com treinamento entre os quatro até seis anos de idade, e não há registros de adultos que conseguem aprender essa capacidade.

Mas um novo estudo mostra que pessoas que tomaram uma droga normalmente usada como um estabilizador de humor, tornaram-se significativamente melhores em identificar o tom dos sons após duas semanas de treinamento, em comparação com aqueles que tomaram um placebo.

A droga, conhecida como ácido valpróico ou valproato, “restaura a plasticidade do cérebro a um estado juvenil”, segundo o pesquisador de Harvard e coautor do estudo Takao Hensch. É a primeira vez que uma droga ajuda as pessoas a se tornar melhor em identificar tons, disse ele.

O estudo foi realizado em 24 homens jovens com pouca formação musical, metade dos quais tomaram a droga de verdade.

“Eu acho que estamos chegando mais perto do dia em que esta droga poderia ser usada para aprender novas línguas, porque já somos capazes de compreender em um nível celular como o cérebro muda ao longo do desenvolvimento”, disse Hensch.

Revista Novo Perfil Online
Fonte: Discovery 
Por Alexandre Ottoni e Deive Pazos


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Na competição anual de nado no canal Rottnest na Austrália, os participantes muitas vezes besuntam os seus corpos com gordura animal para isolamento contra a água de 20 graus. Mas a própria gordura corporal também ajuda a mantê-los quentes, como uma camada extra de roupas sob a pele. Quando os cientistas estudaram os participantes deste evento, em 2006, eles descobriram que os nadadores com maior índice de massa corporal (IMC) pareciam estar em muito menor risco de ter hipotermia.

O mesmo efeito foi demonstrado em hospitais onde os pacientes que sofreram parada cardíaca foram tratados com “hipotermia terapêutica”, para evitar a lesão cerebral e inflamação. Estudos têm mostrado que leva mais tempo para induzir hipotermia em pacientes obesos do que em pacientes mais magros. O excesso de gordura parece isolar o núcleo do corpo.

Sob certas condições, no entanto, as pessoas com excesso de peso podem sentir mais frio do que pessoas de peso médio. Isso porque o cérebro combina dois sinais,a temperatura dentro do corpo e a temperatura na superfície da pele para determinar quando é hora de contrair os vasos sanguíneos (que limita a perda de calor através da pele) e desencadear o tremor (que gera calor). E como os depósitos de gordura subcutânea “prendem” o calor, o núcleo de uma pessoa obesa tende a permanecer quente enquanto sua pele esfria. De acordo com Catherine O’Brien, uma fisiologista do Instituto de Pesquisa de Medicinal Ambiental do Exercito dos EUA, é possível que a temperatura mais baixa da pele dê às pessoas mais gordas a sensação estarem mais frias em geral.

Mas O’Brien destaca que muitos outros fatores, além da gordura subcutânea, podem determinar a velocidade com que esfriamos. Pessoas pequenas, que têm uma área maior de superfície em relação ao volume total do corpo, perdem calor mais rapidamente, por isso dizem que as mulheres sentem mais frio do que os homens, o tamanho médio do corpo pode desempenhar um papel importante.

Um físico mais musculoso também pode oferecer alguma proteção contra a hipotermia, em parte porque o tecido muscular gera muito calor.

Revista Novo Perfil Online
Fonte: Discovery
Por Alexandre Ottoni e Deive Pazos




quinta-feira, 2 de janeiro de 2014


Tirar uma foto com o Google Glass é a coisa mais fácil do mundo: basta piscar. Isso se você tiver um Google Glass e puder piscar com o olho direito. Como eu não tenho, não posso.

Mas o recurso é muito legal, e segundo um post publicado no blog da empresa, ele é capaz de fazer outras coisas além de tirar fotos. Você pode piscar para um taxímetro para pagar pela corrida, por exemplo, ou dar uma piscadela para comprar um par de sapatos em uma vitrine. Você também pode “piscar para um livro de receitas e as instruções vão aparecer bem na sua frente – sem precisar usar as mãos, sem bagunça, sem confusão”.

Só não deixe alguma coisa cair acidentalmente dentro do seu olho, do contrário, vai começar a piscar incontrolavelmente e disparar fotos para todo lado, sabe-se lá do quê…

Revista Novo Perfil Online
Fonte: Discovery
Por Tracy Staedner